sexta-feira, 10 de abril de 2009

Saudade

Acordo no meu quarto. Como sempre, o Luis Maria já não se encontra na cama. Provavelmente já está no ginásio. Levanto-me e nem preciso de me vestir visto que ontem adromeci de fato de banho na sala e apenas vi a minha cama lá para ás 8 ou 9 da manhã. Lembro-me do Ribas me acordar, ele a sair para as aulas e eu a dormir que nem um parvo na sala depois de mais uma noite de copos no Veloso. É Quinta-feira, não se passava grande coisa ontem.

Levanto-me então e pergunto-me a mim mesmo que horas serão. Deve ser o costume, 2 ou 3 da tarde. Passo pelo quarto do Ribas e do Mashi e vejo pela porta entreaberta o Ribas a dormir. Já deve ter ido às aulas e já voltou. Passo depois pela lavandaria onde um monte de roupa continua há semanas em fila de espera para ir para a máquina. "Merda, não tenho roupa lavada." Encontro no estendal uma t shirt e nem hesito em usá-la. Não sei de quem é que será, mas fica-me bem.

Chego à sala e está o Mashi esparralhado a ver Facebooks no meu computador.

"Bom dia..." Largo seco... "Como é que é... está enovoado para variar não é?"

"ya..." responde-me o mashi com o seu normal ar descontraido.

Continuo a minha manhã, sim 2 ou 3 da tarde é como se fosse de manhã ou não fosse o meu meio dia às 5 da tard, e vou à cozinha em busca de água. Não há água, o costume. Em vez de água encontro apenas uma pequena barata morta, dezenas de peças de louça para lavar, uma travessa de beringelas por deitar fora e lavar há 15 dias, e isto tudo ao ritmo da água que pinga da torneira interminavelmente. Volto à sala e mando para o ar, como se alguem me fosse ouvir: "menos um a ir comprar água ao Tio Sam"

A resposta que tenho é um riso do Mashi. Estou cheio de fome e não há nada para comer, tenho mesmo que esperar que o Pedro acorde para ligarmos para o Big Polis.

"Tens coragem de vir ao castigo miudo?" Pergunto eu ao Mashi.
"Se nunca borrei, porque é que haveria de borrar hoje?" Responde-me ele.

Perdi uma vez mais. Desta vez foram 3-1, dois golos do Ibrahimovic e um do Quaresma que continuo a insistir que está melhorado. O meu golo tinha que ter sido apontado pelo Messi.

Junto a nós abre-se a porta do quarto do Pierre.
Cá está ele. "Brromm dia..." diz o Pedro
"Como é que é general... olha lá, tamos mesmo a morrer, não queres ligar para o Big Polis?"
"Na boa"
"Pá para mim pede-me uma salada de galinha e um melancia pai... Espera, se calhar um cheesebacon"
Entra em cena o 6º ou 7º elemento da nossa casa. Não tem presença fisica, apenas faz ruido: "Big polis boa tarde, quê mais?"
"Pierre aguenta ai um bocado que eu tambem quero!!" grita o Ribas desde o seu quarto

O Mashi é o unico que não quer nada visto que já está a comer o seu prato preferido, massa "ali ogli". Para quem se pergunta o que será isto, eu respondo. Trata-se apenas de massa cozida.

Chega o Luis Maria do ginásio. "Aich, tão a pedir big polis? Pede-me aí um Açai!" E segue directo para o quarto para tomar banho.

A minha cabeça pesa, pesa muito. Enquanto esperamos pelo Big Polis, ensino o Ribas a jogar pro. Abbondanzieri para Zanetti, Zanetti - Messi, Messi golo. Simples e eficaz Ribas. Mas é no momento em que a minha arrogância está no topo, no momento em que me auto proclamo o "Tiburón do Pro" (Titúlo máximo lá em casa), que vejo o Alexandre Pato largar um remate a mais de 40 metros sem que eu possa fazer alguma coisa para evitar mais um golão do Ribas. O festejo, esse? O mesmo de sempre. Ribas levanta-se entra para o quarto do Pedro, sai pela outra porta e reaparece na sala "KABOUUUUUMMMM".

Epá que seca de tempo. Tocam à porta.

"menos um, menos dois, menos três!"
"Epá vá lá alguem" diz-nos o Pierre, perfeitamente consciente da dificuldade do pedido
"Não me importo dir mas então nao vou lá buscar as coisas" digo eu
É na boa. Atendo o telefone e ouço a voz de sempre do Humberto, nosso porteiro.
"Bigui Pólizz" Manda subir!
Para variar a confusão para pagar começa. "ninguem tem 10 reais que me empreste que eu já pago?" Lá pagamos nós o dinheiro ao individuo de raça negra que veio pela centésima vez a nossa casa.

Comemos os nossos pedidos sempre com as mesmas frases. "Pá isto é tão bom..." Entretanto o suco de melancia que eu tinha pedido foi-se em menos de nada, tal era a secura na minha boca.
"Ribas bora fazer uns remates para a praia?" Sugiro
"Bora" responde-me
"Já lá vou ter" diz o Pierre

Para a sugestão ser concretizada, ainda falta um passo gigante: Sair de casa. Este passo costuma demorar mais de meia hora visto que há sempre alguma novidade para ver na internet. Enquanto o Ribas espera por mim, aparece mais gente em casa. São os homens das obras que estão a descer de elevador pela varanda. Antes de sair de casa ainda lhes ofereco um copo de água visto estarem com um ar agastado de umas obras que em 3 meses não teve avanços.

Pegamos nas bicicletas e vamos directos para o Posto 11 da praia, onde está um dos vários campos de futebol. Lá está a barraquinha de sempre do João. Ah, e tambem estão uma dezena de favelados a jogarem futebol com uns patricios. Convidam-nos para entrar na peladinha. Será possivel recusar? Claro que não mas passados 5 minutos já estou de rastos. Entretanto aparece o Pierre que tambem se juntou a peladinha e mais tarde o Mashi e o Des. Depois de mais uma suada vitória sobre os brazucas, tempo para um mergulho. Começamos a jogar um altinho, ao qual se juntam o Vilela e o Martins. Lá do fundo, vem alguem a correr na nossa direcção. É o Paddy, tambem quer jogar!

A tarde é bem passada apesar do tempo mediano. Chego a casa e passo os meus pés por água como sempre faço. No entanto, e apesar de todos passarmos os pés por água, a casa parece uma praia. Mais uma ronda de pros enquanto discutimos a hora à qual devemos ir ao Sendas comprar cervejas e vodkas, é que hoje é noite de Namastê, uma discoteca no jockey com som electro. Entretanto são 6h30 e tinha uma aula às 5h. Na boa, saio agora, tou lá às 6h40 e ainda apanho a chamada. Saio de fato de banho, chanatos e t-shirt para a faculdade.

A esta aula, junta-se outra das 7h às 11h. Venho para casa depois da minha aula das 5h, ou seja, tive 10 minutos na faculdade. Volto a casa e está tudo deitado. As colunas do ipod continuam a cantar incansavelmente, normalmente com o DJ Mashi a dar lhes ordens. Já há jolas! Bacano. Estão a tocar a porta outra vezo. "Bigui Polizzzzz"

"A que horas combinamos com o Vilela e com o Martins?" Pergunta o Des.
"Pá os gajos vêm cá ter depois de jantar" Responde o Ribas

Começamos a beber e a aquecer para a noite. Bate as 21h30 no relógio do telemovel. "Mashi temos que ir a aula buscar a chamada" digo eu.
"Tranquilo" diz o mashi com um ar meio chateado de ter que ir.
"Epá queres mesmo ir?" pergunto
"Pá... acho que ainda posso dar duas faltas"
"Ya tambem eu, vamos pa semana lá"
E mantemo-nos por casa a beber.
Chega o Martins e o Vilela. "Porra, os gajos vão-nos matar" diz o Pierre com um ar de gozo. Esta afirmação vem depois de olhar para a sala e ver 5 gajos que ainda não tomaram banho e que parece que nem vão sair à noite.

O Vilela entra, fecha a porta, olha para a cozinha para ir buscar uma cerveja e antes que ganhe coragem larga um "aich..."
"Epá vão lá tomar banho! Voces sao sempre a mesma coisa!"
"Calma John... já vamos!"

Acabou-se os computadores. Cartas em cima da mesa. Quem tirar o Ás vira uma jola, quem tirar o Rei vira o Sapunaru. Entretanto, vamos tomando banho a conta gotas. Chega a minha vez e depois de tomar banho vou à lavandaria. Meias de alguem, t-shirt doutro, estou pronto para ir para a noite. O nosso monte de roupa suja começa a ser um desafio para o próprio João Garcia.

Saimos directos para o Namastê onde encontramos a Adriana e as amigas e ainda o Dedeco.

No dia seguinte acordo e o Luis Maria já não se encontra na cama. Provavelmente já está no ginásio. Levanto-me e nem preciso de me vestir visto que ontem adromeci de fato de banho na sala e apenas vi a minha cama lá para ás 8 ou 9 da manha... Ca granda noite ontem, hoje vai voltar a repetir-se mas primeiro vamos à praia, até porque está alto dia.

Bons tempos. Já eram. Que saudades.