A viagem acabou. Acabou mesmo. A chegada a Buenos Aires fez com que eu me sentisse cada vez mais perto de casa, cada vez mais perto do Rio de Janeiro.
Está um calor de morte em Buenos Aires. As ruas estão vazias; ou cheias de brasileiros a passearem com dez sacos em cada mão. Dentro das poucas pessoas que sempre dão algum movimento à capital argentina, estão centenas de participantes do Dakar. Entre eles, o nosso Helder Rodrigues com o qual estivemos e que estava visivelmente satisfeito com o seu quinto lugar. O Dakar foi bastante sentido cá mas fiquei com a ideia de que as pessoas não sabiam que o rally chama-se Dakar porque este é o nome da capital do Senegal...
A nossa epopeia até Buenos Aires começou em Bariloche. O objectivo foi cumprido. Saimos de Bariloche, fomos até Ushuaia, passamos por Torres del Paine e depois de ver o Perito Moreno em El Calafate começámos mais de trinta horas rumo a Buenos Aires. Foi dificil e cansativo fazer mais de seis mil km em uma semana, mas valeu a pena.
Torres del Paine estava feio, nublado e sobretudo com uma ventania muito desgradavel. Por todo este conjunto de factores, nao gostei de Torres del Paine. Passámos por lá num tiro e seguimos rumo a El Calafate. O problema foi que não se conseguia andar pelo Parque de Torres del Paine devido ao vento. Cada passo que dava em frente, tinha que fazer o dobro do esforço normal, e ainda era empurrado para o lado. Talvez o mais engraçado de Torres del Paine tenha sido a noite em Puerto Natales. Foi o pior Hostel em que tivemos a viagem toda mas adorámos. O Hostel tinha um dormitorio para 12 pessoas, conosco dormia um casal de suiços que ficava 25 minutos a lavar os dentes, e era gerido por dois homens que estavam constantemente a gozar conosco. Primeiro conselho que nos deram os donos: durmam em sacos de cama. Acabámos por fazer mais uma parrillada no hostel e na manhã seguinte fomos brindados com um magnifico pequeno almoço, depois de ter recebido uma t shirt que tinha posto para lavar que foi branca e voltou azul.
"Siga para El Calafate, Torres del Paine está visto"
O Perito Moreno é impressionante. Um enorme bloco de gelo que caminha para cima de um lago e que varia as suas cores entre o branco e o azul. É impressionante. O glaciar está estável, mas como bate na terra, estão sempre a cair uns blocos de gelo. O barulho da queda é ensurcedor mas espectacular. Entrou directamente para os highlights da viagem. Restavam-nos apenas 30 e poucas horas de carro até Buenos Aires.
A capital argentina continua igual a si mesma. Uma cidade europeia, com gente civilizada, e sobretudo com muita classe. Pena estar vazia e quase todas as discotecas tarem fechadas. Esta vinda serviu me para descansar e aproveitar para ver a cidade com um bocado menos de movimento. Adoro Buenos Aires.
Agora estou a escrever isto enquanto assisto a uma mesa de póquer na televisão. Não via isto há anos, nem jogo com amigos praticamente desde que sai de Portugal (tirando umas brincadeiras no Rio de Janeiro!!). Tudo isto faz-me sentir cada vez mais perto de casa. Decidimos cortar em Punta del Este. Punta é muito caro, a começar pelo barco e autocarro que nos levam até lá. Mas a razão principal de cortar Punta não foi essa. Estamos perto de Florianopolis e é para lá que queremos ir. Amanhã espero chegar ao Terminal e conseguir encontrar um autocarro que me leve até lá para passar uma semana no paraiso brasileiro. É o regresso a casa, o regresso ao Brasil.
Não me apetece voltar, mas, confesso que já tenho muitas saudades de ouvir aquele sotaque cantado, ir para a praia todos os dias, beber "cervejas geládas", enfim... estar na boa!
Isto está a acabar... E ainda ontem estava no aeroporto a ouvir a chamada para o Rio de Janeiro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
mas ó fino... tu es potugues.. a tua casa n e o brasil e portugal..
abr ze maria
Eu percebo quando dizes chegar a casa..... uma das milhares coisas boas de viajar é essa sensação. E é claro que a tens relativametne ao brasil, assim como a terás quando voltares para portugal.
Leio este blog com um mapa mundo ao meu lado, para perceber exatamente cada etapa. É espetacular!
Grande viagem, Grande BLog!
vascofino nostálgico e saudosista
grande abraço!
Enviar um comentário