- "Você é Carioca?" - pergunta-me o taxista que me leva ao Aeroporto Santos Dummont no Rio de Janeiro.
- "Sou sim cara"
- "Pô então voce vai odiar aquela merda de cidade. Já lá fui 12 vezes e não consigo gostar daquela porra"
Entrei no avião com as palavras do taxista na cabeça. Será que São Paulo é assim tão mau como diz o taxista? Muita gente me garantiu que não, mas por outro lado, toda a gente me dizia que aquilo é uma claustrofobia sem igual.
Cheguei a São Paulo às 11 da manhã para me encontrar com o meu pai lá. São Paulo é uma cidade. Em São Paulo não se vêem favelas. São Paulo tem os melhores stands de carros do Brasil. São Paulo tem as melhores lojas do Brasil, entre as quais, Tommy, Volcom, Starbucks, Ralph Lauren, Rolex, Nike, Reebok, Adidas... São Paulo tem as mulheres mais bonitas por metro quadrado que já vi em qualquer cidade em que já tive. São Paulo tem pessoas com muito bom aspecto em todas as ruas. Em São Paulo não se vê crime nem se sente minimamente ameaçado. Em São Paulo um crime com pistola é considerado um escandalo e algo preparado com muitos meses de antecedencia. Em São Paulo muitos prédios, lojas e mesmo casas não têm grades à frente. São Paulo tem os melhores restaurantes do Brasil. Em São Paulo não há praia mas há parques para onde vai toda a gente. São Paulo é a maior cidade de lingua portuguesa do mundo e a maior cidade do Brasil. Em São Paulo vale a pena fazer-se a pergunta, "estou mesmo no Brasil?".
Pelas suas avenidas e ruas da maior classe possivel, São Paulo fez me lembrar muito Nova York. É nesta cidade cosmopolita que está concentrado todo o poderio financeiro do Brasil. Os Paulistas trabalham, não são como os Cariocas que arrastam tudo até à ultima da hora.
Esta ideia toda que tenho de São Paulo é, obviamente, porque andei nos melhores bairros e zonas da cidade. Mas mesmo assim, nunca pensei que São Paulo fosse assim.
Isto tudo estava a ser muito bonito até ir jantar a um dos melhores restaurantes da Cidade. Comeu-se muito bem, mas o resultado foi uma intoxicação alimentar que me tirou um dia de turismo em São Paulo para poder concluir a minha ideia que São Paulo é mesmo uma grande cidade.
Ponto negativo: o trânsito infernal. No dia em que lá estive, os carros com matriculas terminadas em 0 e 9, se não me engano, não podiam sair à rua para acalmar o trânsito.
Iria sem dúvida para São Paulo viver e trabalhar, mas em erasmus escolheria sempre o Rio, e vice-versa.
Por tudo isto, gostei muito de São Paulo e quero lá voltar. São Paulo não é o Brasil dos postais.
Senhor taxista, experimente ir lá uma 13ª vez, pode ser que goste, finalmente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
imagino que ja tenham visto este video mas vale sempre a pena rever, e agora parece.me que se enquadra.
http://www.youtube.com/watch?v=OO_r0iStYzI
g
parabens vasco, um abraço
lacerda
Melhor maneira/sítio/tempo para festejar os 20 anos era difícil.
Parabéns puto e mais um dia e uma noite a "la Rio" para te divertires pa crlh.
Grande abraço
mekie essa viagem grande? conta ai a malta...
Valeu pelo comentário positivo sobre a minha cidade (São Paulo).Já acompanho o blog de vcs a algum tempo, mas desta vez tive que comentar.
Parabens Vasco!
Abraço Jolas y Draca
Parabens vasco!! grande abraço Rodrigo
Parabens!! grd abraço!!
Enviar um comentário