Os problemas começam logo mal escrevo este post. Escrever um post ou fazer qualquer outro tipo de actividade que envolva internet não é facil nesta casa. A internet funciona pior que mal e de 10 em 10 minutos, mais ou menos, alguem tem que se levantar para ir desligar e ligar o router que não aguenta mais de 10 minutos seguidos a distribuir internet pela casa. A outra solução, bem brasileira, é ligarmo nos a internet do vizinho que não está protegida. No entanto, o vizinho tambem tem problemas com o seu router que em média nao aguenta mais de 15 ou 20 minutos seguidos ligado.
Adiante. Enquanto escrevo este post e olho para a telvisão lembro me doutro problema que tivemos. Quando cá chegámos em Julho ligámos para a NET (tv cabo) e pedimos um certo pacote com uns certos canais. A meio de Setembro cortam-nos os canais mais importantes sem qualquer tipo de justificação. Assim ficámos sem ESPN1, ESPN2 (e portanto sem champions league), Telecines e ainda a SIC Internacional. Numa tentantiva de tentar perceber o que se passou decidi ligar então para a NET. A chamada foi rápida e pouco eficaz. A NET não tem nenhuma linha verde e não nos retorna a chamada. Passados 14 minutos a falar ao telefone com as senhoras da NET, que me encaminharam para 4 pessoas diferentes e me pediram 10 vezes o CPF (contribuinte) e o meu nome, fiquei, obviamente, sem dinheiro no telemovel. Conclusão, nada se resolveu e ficámos sem os ditos canais.
O telemóvel tambem não é nenhum objecto fácil de se utilizar no Brasil. Em julho aderimos à rede TIM porque é a rede que a maioria dos portugueses usa e tambem porque tem uma espécie de Vodafone Extreme mas com créditos. Se é que percebi bem o homem da TIM, carrego o meu celular com 10 reais e depois de usar 6 reais ganho 60 creditos, sendo que cada credito é 1 minuto de chamada à pala. Nunca funcionou como me explicaram ou então nao percebi nada. Tanto tenho 102 creditos e faço uma chamadinha de 37 segundos, como no segundo a seguir tento fazer outra chamada e quem me atende é uma voz electronica a dizer que eu nao tenho dinheiro nem creditos. Enfim...
Mas se acham que tudo isto é pouco, então vou vos contar mais umas coisas.
Todos os dias acordo com um ruido pouco harmonioso e monótono. Nada mais nada menos que umas boas marteladas mesmo por trás da minha cama que começam as 8, 9 da manhã. É o vizinho a querer mudar a casa toda. Infernal. Mas pior, quando penso que acabou ou que o homem que martela foi tomar o pequeno almoço, começam marteladas na parede mesmo do prédio. Estão a remodelar as fachadas todas do prédio e começaram logo pela nossa. Nos momentos de intervalo, em vez de tarem quietos, começam a dar marteladas no ferro da varanda como se fosse um tambor e a cantar umas musiquinhas brasileiras. Sem mais hipoteses para dormir, levanto me, dirijo me para a sala e tenho dois homens na minha varanda tranquilamente à conversa. "E ai parceiro?" dizem me sorridentes...
Apetece sair de casa para nao aturar marteladas mas infelizmente em Setembro não tem sido fácil porque o tempo não tem ajudado.
Outra coisa não menos chata são as ciclovias. Está bem que no Rio de Janeiro, e sobretudo na zona sul, temos a grande vantagem de ter ciclovias para todo o lado. No entanto, estas ciclovias são motivo de stress. Os cariocas parece que não sabem andar na rua. O melhor exemplo disso é a ciclovia até à universidade. Saio de casa e sigo caminho até à faculdade até passar numa parte da ciclovia que tem uma série de paragens de autocarros e de vans. Em vez das pessoas esperarem no passeio esperam em plena ciclovia e ai começa o meu slalom pelo meio das pessoas que ficam indignadas comigo por eu estar a ir de bicicleta pela ciclovia. Não percebo e irrita-me.
Como o tempo tem estado fraco inscrevemo nos num clube de video. É sempre um risco ir alugar dvd's ao blockbuster de cá. Trazemos sempre duas opções para casa porque a probabilidade dos dvd's funcionarem é muito fraca. Olha se para o cd e parece que esteve alguem de proposito com uma faca a riscar aquilo tudo. Os dvd's so nao veem partidos por acaso. A vergonha daquele clube de video é tanta que um dia entregámos um dvd que nao conseguimos ver e ainda nos pediram uma multa de 20 reais. No entanto, continuamos a arriscar os alugueres de dvd's.
Existem mais uma série de coisas de terceiro mundo nesta cidade. Mais um pequeno exemplo, são os tiroteios que se ouvem quando é golo do Flamengo. Mas isso não é nada grave e tambem tem o seu quê de piada.
Nunca esquecer que sao muito mais as coisas boas do que as más.Grande beijinho e abraço,
Vasco
ANGRA DOS REIS
LIGAÇÃO BRASIL - ARGENTINA, AO TELEFONE, XICO PATRICIO
NOITE DE PÓQUER
BENFICA - SPORTING, ANTES E DEPOIS.