Este fim de semana foi passado em grande, com a companhia, desde Sábado, do Sousa e do Guga, que finalizam uma viagem pela América do Sul passando uma semana no Rio com a malta.
Na sexta uma amiga nossa, a Olivia, deu em casa dela um jantar de anos e convidou a comitiva portuguesa toda. Foi um jantar em grande estilo, numa cobertura no Alto Leblon, com piscina no topo e tudo. Conhecemos uma data de malta incluindo um zuca que tinha feito uma viagem enorme pela América do Sul e nos deu imensas dicas para podermos planear a nossa viagem programada para o fim do Erasmus.
De forma a receber as visitas da melhor maneira, planeámos um fim de semana como deve ser para o Sousa e o Guga sendo que os pontos altos foram a festa Rio House Music na Marina da Glória no Sábado e o clássico dos clássicos Fla-Flu no Maracanã no Domingo.
A festa foi incrivel, com bons DJ's, entre os quais Gui Boratto que brilhou. A festa deu-se numa tenda enorme aberta dos lados, com vista sobre a marina, e a chuva torrencial que caiu nessa noite deu um grande ambiente. E foi ao som da chuva e de grandes sons como Beautiful Life que se passou uma noite brutal, a matar saudades das noites de grandes DJ's no Lux e variando um pouco das brasileiradas mais comuns da noite carioca. Escusado será falar no tal rácio já mencionado em posts anteriores. Eram mais que as mães. Chegado a casa por volta das 9 da manhã deitei-me a pensar no quanto me iria custar sair da cama mais tarde para ir ao Maracanã.
À uma lá me consegui levantar, e após reagrupar a malta e almoçar metemo-nos no metro em direcção à estação do Maracanã. A minha vontade de ir ao jogo era zero mas seria um crime faltar ao clássico, ainda por cima sabendo que o próximo apenas chegaria em Fevereiro. Chegados ao estádio começámos a sentir o ambiente de clássico e a vontade e curiosidade de ver o jogo instalaram-se. Entrámos cerca de 40 minutos antes do inicio da partida e a claque do Flamengo já estava em peso nas bancadas. Fomos nos meter exactamente no meio da claque Raça que é considerada "a mais perigosa do Brasil". A verdade é que uma vez la no meio a pessoa esquece-se e entra no ritmo da claque, que não parou de cantar e dançar desde que entrámos até ao fim dos 90 minutos. Sempre com o tambor a ressoar lá atrás acompanhámos o jogo por entre tochas e bandeiras enormes e no meio de uma multidão gigantesca, apertados que nem umas sardinhas. O Flamengo começou a perder com um golaço do Fluminense num remate de primeira ao angulo, mas pouco depois empatou. E houveram festejos. E que festejos. Só sei que no fim apareci umas filas abaixo e a pessoa que estava á minha frente apareceu no meu lugar. Os brasileiros vivem o futebol como nunca vi e cada golo leva o estádio abaixo. Por entre os festejos o cabelo do Ribas ainda pegou fogo com as faiscas lançadas pelas tochas. Aos 21 mins do segundo tempo Mauricio do Flu pega na bola e manda uma baguete do meio da rua metendo a bola junto ao poste e deixando Bruno, o goleiro héroi da torcida do Fla, colado ao chão a tentar defender com os olhos. Eu achei o remate indefensavel mas a torcida discordou. E como quem mete água no Brasileirão passa de bestial a besta em segundos, Bruno foi assobiado pela própria torcida até ao fim do jogo sempre que tocou na bola, qual Simão em Alvalade. O empate a poucos minutos do fim mandou a casa abaixo e o jogo acabou 2-2.
Explicado o ambiente, que é realmente cativante, tenho a dizer que o futebol brasileiro é bastante merdoso, jogado ao ritmo de um jogo treino de qualquer liga europeia, e sem qualquer cultura táctica, com defesas a tentar fintar 3 avançados adversarios na propria área, marcações inexistentes e mil passes falhados. Mas é por entre esta pobreza que se encontram grandes talentos e momentos tais como o meia Everton do Flamengo, ou o remate do 2-1 para o Fluminense. Mas aqui o futebol é o publico, é a festa que fazem os adeptos e a maneira como vibram com tudo o que acontece no jogo, desde a falta ao golo, e nesse aspecto, nunca vi melhor futebol do que o Fla-Flu.
Se todos os fins de semana fossem assim...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
isto e so futebol! divirtam-se
maryaxe
Falta saber quem é o/a grande adepto/a deste blog de nome maryaxe
Grande Vasco,
Vejo que ai pelo Rio continua uma loucura, ler as vossas aventuras é uma maravilha!
Por cá o verao foi mais do mesmo mas existiu uma noticia surpreendente que deixei no blog dos chilenos e em que tu tas incluido!
A Liga Sagres arrancou e aqui vai a minha perspectiva que sei que gostas sempre de ouvir: o Porto é sem duvida o pior Porto dos ultimos anos, a defesa é fraquinha e o Jesualdo continua armado em Mourinho a tentar surprender mas só cosegue surprender os proprios jogadores com tanta estupidez!O meu Benfica costruiu um bom plantel mas falta lhe tempo para construir uma equipa, vamos fazer bons jogos mas vamos ser irregulares!Por isto tudo e digo o isto com a maior das penas, o teu Sporting, a meu ver, é favorito ao titulo, apesar de tambem nao jogarem nada d especial parecem me mais equipa!
Saudaçoes Benfiquistas Mac
Continuem a curtir...e a escrever!
Vasco:
vejo que tens estudado bastante e que mesmo assim vais conseguir ter melhores notas do que estudando que nem um cavalo lá naquele sítio em campolide,que eu nem vou dizer o nome para nao me dar umas tonturas!
Aqui em portugal o líder é o Sporting,como era de esperar.
quanto à lc o sporting calhou num grupo acessível e o fcp também (visto que nao calhou com o sporting que ganhar sempre ao fcp)
o benfica vai jogar com o nápoles,um jogo pré-histórico
ao nível de CUF-Salgueiros!
Continuem a curtir!um abr ao Mashi e outro ao Pedro,meu compincha no altinho!e 2 para ti!
abr Mazinho d'Aragon
Enviar um comentário