quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Rio de Janeiro, 28 de Agosto de 2008

Passou a voar. Estou cá há exactamente um mês e parece que cheguei ontem. Dizem que o erasmus é uma coisa que passa a correr e por isso temos que aproveitar todos os momentos que vivemos aqui. O que é facto é que o tempo passa mais depressa quando estamos entretidos e a divertir nos e é por isso que o erasmus passa a correr. São raros os tempos mortos.
Nesta ultima semana que passou o tempo não esteve muito bom e os programas caseiros foram mais frequentes sendo que iniciamos um torneio de PES 2008 onde assinalamos todas as vitorias e derrotas de cada um até ao fim do intercambio. Prémio final: Um dia totalmente á pala dos outros para quem tiver o melhor rácio vitórias sobre derrotas. Neste momento quem lidera é o ribas seguido do pedro e do Tomás. Eu apareço em 4º lugar com 18 vitórias e 17 derrotas. O Luis ocupa a ultima posiçao com um rácio que se mantem em segredo cá por casa.

Estou cá há um mês. Já passou aquela fase em que me sentia um turista aqui. Finalmente realizei, sou um emigrante aqui. O Rio de Janeiro tem a alcunha de Cidade Maravilhosa... Quem nunca cá veio pode pensar como é possivel uma cidade com mais de 700 favelas ser a cidade maravilhosa? A resposta é simples. O Rio é uma cidade que foi feita à beira-mar, no meio das montanhas, e rodeada por uma imensa floresta, o que faz do Rio uma cidade unica no mundo. Não existe nenhuma cidade rodeada por esta natureza e por estas paisagens. O Rio de Janeiro é a cidade com mais contrastes do mundo. Enquanto tomo um banho na praia do Leblon, melhor zona do rio de janeiro, olho para a favela do vidigal. E enquanto eu acordo e dou de caras com um prédio, na favela do vidigal, quem acorda tem das melhores vistas do Rio. Nas ruas é uma mistura de classes e raças em todas as ruas.

São estes contrastes que nos levaram no outro dia a estar na praia a dar toques com 3 miudinhos da favela do jacaré. A felicidade deles conosco não podia ser maior e passadas 1h30, quase 2h, de brincadeira com eles, vieram nos pedir uns reais para comer. Só espero mesmo que esses reais tenham ido para comida... Quem acha que o Brasil é barato e que estamos aqui a viver que nem uns reis engana-se. O Brasil é dos paises com maior crescimento do mundo, ou não fosse a 8ª potencia do mundo. A taxa de inflação é bastante alta e os preços sobem de ano para ano. Este pais já não é o pais das bananas, onde qualquer tuga chegava cá e era o rei. Exemplos de preços, coisas baratas e caras:

- Taxi, inicia se nos 2 reais e meio, 1 euro
- Empregada, 350 reais, 2 vezes por semana, 140 euros
- cerveja, 30 centimos no supermercado, 80 centimos na rua
- Bilhete para o futebol, 30 reais, 12 euros
- Saida à noite, Baronetti 80 reais com consumo, 32 euros, kathmandu 75 reais com consumo 30 euros, rio scenarium 25 reais sem consumo, 10 euros, zerozero 30 reais sem consumo, 12 euros e por ai fora
- Pastel de Carne 3,5 reais, 1,60 euros
- Autocarro mais metro até onde quisermos, 2,40 reais, pouco menos de 1 euro
- Sushi, nunca menos de 40 reais, 16 euros

No Rio rende sem duvida usar os transportes publicos. Alem de serem de boa qualidade, estão sempre a passar autocarros e sao baratos para o tamanho do percurso que fazem.

Apesar de toda esta experiencia, não considero isto um erasmus. Aqui não existe aquele espirito erasmus que existe dentro da Europa. Não nos damos com italianos, franceses, espanhois ou ingleses. Todos os amigos que fazemos são brasileiros. Os brasileiros são um povo com uma simpatia natural. O povo carioca, sobretudo, é um povo bem formado e que anda sempre de sorriso na cara. Podem me criticar à vontade mas isto ninguem me tira da cabeça, este povo é mesmo bem formado. É normal que em milhoes e milhoes de pessoas exista crime mas a maioria das pessoas nao são o que pintam! As favelas existem por as pessoas serem pobres. Um favelado não é nenhum criminoso, apenas não tem recursos para viver noutro sitio. Eles são a prova que dinheiro não é felicidade. Tenho a certeza que em termos académicos existem sitios melhores mas como experiencia e para o meu crescimento como pessoa tambem tenho a certeza que estou no sitio certo.

Existem outras coisas que nos fazem sentir inevitavelmente em casa. Todos os dias saio de casa, digo em bom portugues "bom dia" ao porteiro e quando o portão prédio se abre começo a pisar calçada. Enquanto sigo caminho pela calçada até ao BB lanches para comer um pastel, passo por uma cafetaria chamada Rio Lisboa... A herança que deixámos aqui é enorme!

Enfim, e este foi um mês que passou e agora é continuar a descobrir o Brasil e a America do Sul.

Há muito para descobrir por aqui. Dia 10 vou para Buenos Aires.

7 comentários:

tomasna disse...

Jacob, deves estar a brincar com a minha cara!!!! com jola a 30 cent?! ainda dizes que a vida é cara no rio!! e nao me venhas dizer que precisas muito mais que jola para viver porque eu ja estive em erasmus e sei como é que as coisas funcionam! lol

um abraco meu cabrao

tomas na

Anónimo disse...

correcção: Quem está em primeiro sou eu!

FNA disse...

Caro Vasco, tenho vindo a descobrir que o meu amigo tem o dom da escrita! Sim senhor! gostei bastante do post.

Abraço ai pa casa!

Um crença uma fé, somos nós SPORTING ALLEZ!!!!!!!

O.M.N.I. disse...

E quem fala assim não é gago!

Abraço para os emigrantes.

Jakin

Anónimo disse...

O rio é tudo isso e muito mais....

Muito boa descrição, assim como a anteriormente escrita pelo LM.

Não parem de escrever

Anónimo disse...

obg pelas mensagens de parabéns maltinha!

grande abraço

g

Vee disse...

experimentei ir ao Mariuzinn em copa que pagam 20 reais e da direito a 3 bebidas brancas... mais nao digo.