Há um lugar, um momento do Rio que é mágico. Há mais que um claro, mas este lugar estou completamente apaixonado. Vi num dia destes um filme brasileiro que saiu faz pouco tempo. Chama-se "Era uma vez", e indirectamente diz tudo sobre o que eu sinto por este lugar.
Quase todas as manhãs saio mais cedo na minha bicicleta nova e mais uma vez para la vou e por lá passo..
Não sei bem explicar o porquê de me sentir tão bem por lá, é como ir a Roma e gostar de me sentar na Piazza di Spagna, pura e simplesmente gosta-se. Há espaços assim, são espaços de estada que, como o nome indica, servem para estar, e respirar um bocado de cidade e observar o que as pessoas fazem e a maneira como atravessam esse espaço, ou como param 2 minutos para tambem disfrutar um bocado.
O calçadão começa numa ponta de copacabana e acaba na ponta do Leblon (ou ao contrário) delineando toda a faoxa de praia de Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon. Inclui uma ciclovia e módulos de pequenos bares de praia que se vão repetindo pelos aproximadamente 8 Km de calçada. A zona entre Ipanema e Arpoador é a que contém a maior parte dessa magia que eu não sei explicar.
Neste filme que vi (uma história de amor entre um favelado e uma carioca rica) vi de novo estes espaços, os bares e as cadeiras exactamente como elas são, o movimento, as pessoas, os vendedores, o calçadão, a praia e as ondas, mas agora, tudo a ser posto num pedestal, num ecrãn de cinema.
Foi uma coincidência engraçada. No momento em que começava a teorizar sobre este espaço, aparece-me o próprio num ecrãn de cinema, tal e qual como ele é. Afinal houve mais alguém que se apercebeu da sua magnificência.
Normalmente saio e faço todo o calçadão, só paro aí nessa zona, entre os postos 9 e 7. Estamos por cá no inverno mas tem estado dias de verão então mesmo que sejam 9 da manhã a praia tem muita gente, e a ciclovia muitas bicicletas. Vou dar um mergulho normalmente e apanhar um bocado de sol, o povo mais bonito do Rio está todos os dias a manter o bronze... bebo uma agua de côco tem la umas barraquinhas de massagens..
...e isto tudo a 2 minutos do centro de movimento da cidade (zona Sul)! Será que existe uma coisa assim em outro lugar do mundo? Acho pouco provavel, pelo menos com esta escala, o Rio deve estar no Top das maiores cidades do mundo e quantas dessas são perto do mar? e as que são perto do mar será que tem praia com esta qualidade? mesmo que tenham... será que o povo que as habita é tão propicio a praia, sol e desporto como o povo carioca? Acho que não.
O Rio é o melhor sitio de sempre para estar? Acho que é.
Abraços
7 comentários:
Um numero pa onde eu possa ligar, p falar c vcs! abr costa
ola!
gostei imenso de ler esta tua descriçao! por momentos senti-me nesse lugar q me parece tao longe agr que tou no outro lado do mundo!foi bom para matar saudades do espirito latino!
beijinhos,
Madalena Carmona
concordo com cada palavra que ai foi escrita! RJ sem duvida A Cidade Maravilhosa!
O rio é a cidade mais feia do mundo,no sítio mais bonito do mundo.
Não concordo
vasco pa!
conheço aquele traje..faz lembrar Ben Linus quando foi a marrocos!
espero que ja tenhas visto o grupo do slb e do scp da champions!
fiquei satisfeito com o nosso,se nao passamos desta,entao nao passamos!
O benfica continua a fazer capas de jornais!Manu ja se zangou com o slb!
grd abraço tambem po mashi sakana!
grd abr! 10 Mazinho!
dps qd chegar a minha nova casa,q ainda nao sei quando é,nem sei qual é,mas deve ser no inicio de setembro,ligo-te que tenho bué risadas pa contar!
pronto, ja se andam tds a comer uns aos outros... dai estas paneleirices!
grd abr ze maria
Enviar um comentário