quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Dizem que acabaram-se as férias

Terça feira dia 5 de Agosto, data oficial para o inicio das aulas. É o primeiro dia de aulas, mas ninguem vai. O dia estava convidativo para a praia e aceitámos o convite. Eu e o Martins tinhamos uma aula das 7 ás 11 da noite, se nao contar com a aula de alongamento/caminhada/jogging I que era das 6 ás 7. Aconselharam me a não ir ás aulas no 1º dia por causa das praxes. Achei o conselho bastante útil e segui o. Fiquei por casa, até porque o tempo estava de chuva.

De referir ainda que o ribas que tá numa faculdade no centro, que demora 40 minutos a chegar lá, foi ás aulas ás 6 da tarde e só apareceu em casa ás 10 e meia. Parece que adorou a faculdade, mas ele depois conta melhor a sua experiencia...

Quarta feira a história foi bem diferente. Tinha mesmo que ir á faculdade pois nao tinha entrado numa cadeira, nada mais nada menos que econometria. Sai de casa ás 10 da manhã com o mashi porque ele tinha uma aula ás 11h. Nem queria acreditar quando entrei na Universidade! Eu diria que a proporçao rapazes / raparigas deve ser de 70% raparigas para apenas 30% rapazes. E quem falou que quantidade não é qualidade? É que apesar de se verem algumas cariocas que não correspondem em nada á Garota de Ipanema de Tom Jobim, ve se muitas que correspondem na perfeiçao! As chamadas gatinhas...

Dirigi me ao gabinete de intercambio para resolver o meu problema da matéria de econometria. Mandaram me para o departamento de matemática para resolver isso com a Creuza. A PUC é bastante grande e lá me pus a andar por lá em busca do departamento de matemática no edificio leme. Quando entro no elevador desse edificio deparo me com uma profissao praticamente extinta em Portugal, o ascensorista. O ascensorista, como se percebe, é um cara que está sentado dentro do elevador o dia todo a ouvir mp3 e que a profissao dele é apenas carregar no botão do andar para onde as pessoas vão. Não requer muito trabalho, apenas saber contar até 8 e mexer o dedo indicador. Chegado ao departamento de matematica a Creuza diz me que isso é no departamento de economia. Voltas e mais voltas pela PUC, demorei 1h30 a tratar disto á boa maneira portuguesa, ou não fossem os brasileiros nossos descendentes. Pelos menos fiquei a conhecer uma grande parte da PUC.

Voltei para casa com o Vilela e o Tomás para nos encontrarmos com o Luis e o Ribas para irmos á Uruguaiana. Veio conosco tambem uma portuguesa que está cá, muito amiga do Luis, chamada Clara. O caminho para a uruguaiana é o mesmo que o ribas faz para a faculdade, no centro. Onibus, com menos 40 graus lá dentro, e depois metrô. A uruguaiana é um mundo!! Tem de tudo mesmo. Desde roupa a electrodomesticos, passando pelos desbloqueadores de playstations que existem em cada esquina e acabando num homem que quase me convenceu a comprar um massajador electrico para as costas, mas que me pareceu que se ia avariar antes de eu chegar a casa. Do nada ouvem se vários disparos no meio da uruguaiana. Assustado, encolho me todo, e quando olho po lado um cara fala para mim "Não preocupa não mermão, é tudo cinema!".

A uruguaiana teve um sabor especial para mim pois comprei um fato de banho novo, algo que como sabem, nao acontecia há algum tempo. Depois mando fotografias daquela obra de arte.

O Luis ficou se pelo centro pois ia jantar ao Porcão, algo que nos deixou todos com água na boca, principalmente aqueles que ontem até esse momento apenas tinham comido um pastel... Eu e o Martins seguimos directos para á faculdade pois tinhamos uma aula ás 5. Depois de vários minutos á procura da aula, lá encontramos uma sala perdida numa casinha no meio da floresta.
Entro na sala como se tivesse a entrar num restaurante. Tão duas deitadas em cima da mesa a dormir, um bacano de boné pa frente, outro a beber um Matte de 800ml, isto tudo enquanto toda a gente conversa como se tivesse num restaurante. Nem queria acreditar! O professor fala para quem quer ouvir apenas... A proporção rapazes / raparigas volta a confirmar se. 70 / 30. Sento me com o Martins em dois lugares lado a lado de frente para o ar condicionado. Não sei porquê os brasileiros gostam de ter aulas com menos 20 graus. Morremos de frio a aula toda. A cadeira era administraçao de vendas e nao nos pareceu dificil. O professor apresentou a cadeira com ajuda de uns precisosos "ijlidis" (slides).

Ás 7 da tarde seguimos para outra aula. Esta aula era dominada por portugueses e por isso até foi louca! A professora, desculpem, a Gladys, uma senhora de 70 anos, professora ha 19, adorou os portugueses e pede para lhe chamarem Gladys. Diz que em portugal somos todos demasiado bem educados. Ficaram todos meio impressionados quando explicámos que em Portugal tratamos os professores por professor e não pelo nome deles. Mais uma vez o ar condicionado congela me os pés e desta vez tive mesmo que lhe pedir para desligar aquilo. Gladys ainda nos distribuiu umas folhas para nós lermos. Começou o Tomás a ler em portugues, acho que os brasileiros nao perceberam nada. Seguiu se o Martins que mete um sotaquezinho brasileiro. A turma desmancha se a rir... Passou para mim que não pude deixar de utilizar o brasileiro que o mestre Scolari me ensinou! Gargalhada geral uma vez mais... O texto acabou com o vilela que sem meias medidas leu num portugues rapido mas pouco eficaz para os brasileiros.

Sobre as aulas, referir ainda que até agora tou despachado a todas dia 19 de novembro e não há exames. 2 frequencias e uns trabalhinhos de grupo.

Á noite, ainda fomos ao Tio Sam ver o Flamengo que tá em queda livre e perdeu 2-1 com o Goiás. Depois foi Baixo Gávea numa noite de portugueses e de uns brasileiros fanáticos por futebol... Thiago do Vasco, Jr do Fluminense e Giorgio, presidente da Torcida Jovem do Flamengo. Trocámos numeros com todos que nos convidaram para ir ver os jogos com eles!

Bem, este post foi longo por ser o primeiro dia de aulas, onde havia várias coisas para contar. Vou voltar a ser breve... em breve.

4 comentários:

Anónimo disse...

Grande noticia essa do fato de banho!! vasco conta sff os dias q o ribas vai as aulas este semestre..lol

Anónimo disse...

Vasco Finoo nao acredito que compraste um fato de banho, tens q mostrar esse acontecimento historico! Tou a gostar muito de saber da vossa vida, espero conseguir ir aí visitar-te! Um grande beijinho, matilde cunha rosa

FL disse...

vasquinho, um fato de banho novo? n posso...
aqui os "olhos em bico" tambem adoram o ar condicionado, mas não há chatisse, eu também adoro.
a ver se nos continuas a contar as tuas aventuras, e acompanha as minhas, segunda entro para a minha casa, que me cheira que se bate com a tua...

Props, Lacerda

Anónimo disse...

Vasquinho,
que bom que esta ai!
depois temos que trocar ideias sobre essa cidade maravilhosa! olha o unico conselho que posso te dar é aproveita muito muito tudo... estas na melhor epoca da tua vida e tens de conhecer o maximo de mundo que conseguires, sabes que portugal vai estar sempre aqui e pouca coisa muda por aqui então aproveita meu querido! Depois mando-te o celular de alguns amigos para ligares se precisares de qq coisa, eles são cariocas da gema e vão te ajudar no que precisares.
Um grande abraço
Primão...rsrsrs