Os ultimos dias no Rio de Janeiro foram intensos e arranjar tempo para explicar a viagem não foi fácil. Tenho que estar no aeroporto daqui a 2 horas e por isso vou tentar explicar isto um bocado rápido mas de maneira a que se perceba. Depois, quando estiver instalado num hostel, e com mais tempo, explico mais promenorizadamente a viagem.
Basicamente é o seguinte. Vou apanhar o avião do Rio de Janeiro para Quito hoje ás 6h45 da manhã. Quito foi o local combinado para nos encontrarmos quase todos. Vou com o Ribas e encontramo-nos com o Nigra, ex-estudante de erasmus em Buenos Aires e que neste momento está nas Galápagos, com o Patricio, proveniente tambem de Buenos Aires, e com o Costa, velho amigo de Lisboa que vem ter conosco para fazer a viagem!
Equador
Em Quito ficamos pouco tempo visto ter pouco interesse se não ver a linha do Equador a 30km da cidade. É mais um sitio para nos encontrarmos todos. Seguimos então para Guayaquil, maior cidade do Equador. Vamos lá só de passagem visto que o objectivo no Equador é ir para umas praias no Pacifico, mais precisamente em Montanita.
Peru
Talvez o país com maior interesse de toda a viagem. Um país repleto de mistérios. Entramos pelo norte do País e talvez paremos em algumas praias a norte tambem. Temos que estar em Lima dia 14 de Dezembro para nos encontrarmos com o Guimarães, tambem proveniente de Portugal. Lima é uma cidade onde não chove desde 1972, acredite-se ou não. De Lima vamos para Nazca. Em Nazca reside um dos maiores mistérios da Geologia mundial, as Linhas de Nazca. Enormes desenhos feitos no chão que vêem-se só do céu. Extraterrestres? Alguem voo antes de nós? Não sei e estou curioso para ver. Dai, seguimos para Cuzco e Machu Pichu, locais que não preciso explicar o que são! Partiremos depois então para o Lago Titicaca que é um lago enorme entre o Peru e a Bolivia, cravado no meio dos Andes. Relembre-se que depois das praias, vamos ter bastante frio em alguns sitios devido a andarmos sempre pelos Andes. Passamos o Natal no Titicaca.
Bolivia
La Paz, a capital mais alta do mundo. Esta cidade encontra-se a mais de 4 mil metros de altura e dizem ser uma favela gigante. No entanto não fazemos tenções de dormir lá nem uma noite. Prosseguiremos directos para Potosi, uma tipica cidade colonial com forte presença espanhola. Em Potosi há quem queira ir visitar as minas mas eu não vou. Vamos então para o Sala de Uyuni, um enorme deserto de sal que quando chove parece o céu na Terra e no horizonte não se distingue o que é Terra do que é céu! Está vista a Bolivia.
Chile
Entramos no Chile pelo Norte do País, mais precisamente pelo Deserto do Atacama onde passaremos 3 a 4 noites. O fim de ano será muito provavelmente entre o Uyuni e o Atacama. Do Atacama vamos para Sul para a capital do Chile, Santiago. Visitaremos tambem os arredores, Viña del Mar e Valparaiso. Continuamos sempre a descer para Pucón, um vulcão activo no meio dos Andes e que os meus amigos chilenos recomendam!
Argentina
Como o Chile é um País muito estreito, vamos andar a saltitar entre o Chile e a Argentina nesta parte. Depois de Pucón vamos a San Carlos de Bariloche, a estação de ski mais conhecida da América do Sul mas que em pleno verão não está aberta obviamente. Dizem é que vale a pena ver a cidade em si mesmo. De San Carlos de Bariloche vamos para El Calafate. O Perito Moreno! Quem nunca ouviu falar deste gigantesco glaciar já em plena Patagónia. Continuamos para Sul e voltamos ao Chile.
Chile II
Desta vez no Chile vamos ao Parque Nacional Torres del Paine fazer o circuito do W, coisa que eu nunca tinha ouvido falar antes de vir para cá mas que parece ser bom. Estamos em plena Terra do Fogo, fim do Mundo.
Argentina II
Voltamos para a Argentina para Ushuaia. Ushuaia auto-intitula-se a cidade mais a Sul do Mundo e o verdadeiro Fim do Mundo. No entanto, pelo que li no guia, existe uma pequena povoação ainda mais a sul num ilha chama Isla Navarino que tambem fazemos tenções de visitar. De Ushuaia, voo para Buenos Aires.
Uruguay
Montevideo não tem interesse nenhum por ser uma cidade puramente industrial. No Uruguay, e depois de tanto frio na Patagonia, voltamos a ter praias em Punta del Est, Mónaco da America do Sul, e Punta del Diablo.
Brasil
Depois das praias no Uruguay voltamos ao nosso País de origem para ir passar uns bons dias a Florianopolis que tambem não precisa de descrição! O Rio de Janeiro é o destino final e é dai que saio dia 5 de fevereiro rumo a Lisboa.
Vão ser 2 meses de uma verdadeira epopeia e que espero poder ir relatando aqui pelo blog. Numa viagem os posts são mais frequentes que num Erasmus mas isso dependerá da disponibilidade de tempo e de Internet!
Quanto ao Rio... Até Janeiro!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Tens de ir às minas em Potosi!!!
Não te armes em esquisito, é um dos "highlights" da viagem.
O Circuito de torres del paine não sei se vale a pena pk nenhum de vcs é um verdadeiro aficionado do trekking, mas dps logo veêm.
Enviar um comentário